quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Por um Panetone

Nada mais divertido e animador que as compras de fim de ano, não é? Quando optamos por realizá-las nos shoppings, então... Que delicia! Os estacionamentos estão cheios, os vendedores doidos sem saber a quem atender, crianças gritando na porta das lojas de brinquedo, a praça de alimentação e os restaurantes abarrotados de gente, e os produtos mais caros que de costume.

Ainda bem que os shoppings nos agradecem a preferência com promoções. A partir de X reais em compras concorremos a viagens, carros ou ganhamos algum brinde. Em pesquisas qualitativas realizadas em algumas das campanhas que participei, os pesquisados foram unânimes em optar por participar de uma campanha compre ganhe à sorteios de carros e/ ou viagens. O resultado, em vendas de produtos, comprova esta preferência (normalmente).

Pois bem. Esta final de semana estive em um grande shopping de São Paulo com uma missão complicada: comprar 2 presentes e almoçar em algum restaurante. Confesso que, depois de 30 longos minutos procurando vaga no estacionamento, foi tudo muito fácil. E mais! Comprei o suficiente para ganhar um Panetone! Para isso, bastava ir ao posto de trocas com meu cupom fiscal. Fácil?

Nada! A fila dos Panetones estava ainda maior que a do estacionamento! Pouca gente para atender aquelas dezenas de pessoas ávidas por aquele pão doce. Caramba! Sei o quanto a logística de um posto de trocas como este é complicada. Mas será que, ao planejar esta troca, o shopping não se atentou a horários ou dias de maior público?

Nem pensei duas vezes: voltei ao estacionamento com minhas sacolas de compras, mas sem meu Panetone. O comprei dia seguinte, no supermercado.

::: joao.riva@pensandoopdv.com.br

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