quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O PDV Virtual

O PDV virtual esta saturado nos dias de hoje. Dificilmente encontramos uma diferença entre as lojas on-line. E mesmo assim temos empresas que ainda não aderiram á pratica e não tem em sua estrutura uma loja on-line. Grandes empresas como Telhanorte e C&C ainda não fazem vendas on-line, enquanto que concorrentes indiretos só fazem este tipo de venda. Não é a toa que temos empresas cada vez maiores se dedicando ás vendas on-line. Desde empresas como a B2W que é detentora de lojas como Submarino, Shoptime e Lojas Americanas, até empresas do ramo alimentício como Mc’Donalds e Habibs. A grande pergunta que temos que fazer é qual é a vantagem das lojas on-line, ou do PDV virtual? A grande vantagem é o preço baixo. O fato da loja não ter um espaço físico para showroom lotado de vendedores faz com que seus custos operacionais sejam menores, mantendo custos apenas de logística e estoque. Mas esses custos são infinitamente menores.

O fato é que com essas lojas virtuais, foram criadas ferramentas para juntar as melhores ofertas em um único lugar. O Buscapé é uma ferramenta que faz isso de uma forma extremamente simples e eficaz. Mas isso limitou a criatividade das empresas. Elas deixaram de usar as ferramentas que fazem sucesso no PDV físico e não levaram o mesmo conceito para a loja virtual. Isso tem causado uma mudança de comportamento do consumidor, principalmente o da geração Y, consumidor que nasceu nos anos 80 e que tem uma característica comportamental diferente de outras gerações. Não existe mais nenhum tipo de fidelização quando o assunto são as compras on-line. Hoje isso já esta mudando.  As empresas não aplicam suas práticas do PDV físico no PDV virtual. Se você comprar um livro na Saraiva, a forma de comercialização dele na livraria é diferente da forma de comercialização on-line. Você  não tem os descontos por ter um cartão de fidelidade conforme acontece na compra física, e consequentemente o consumidor procura o menor preço.

Isso nos leva a falar de uma outra forma de compra que esta fortemente inserida no mercado. São as compras coletivas. Existem hoje diversos sites, que são empresas, oferecendo produtos e serviços com até 90% de desconto.  A forma de compra e entrega do produto ou serviço fazem com que novamente o comportamento de compra do nosso consumidor mude. Hoje ele precisa esperar com que um mínimo de pessoas compre o mesmo produto ou serviço para que ele possa usufruir de descontos maiores. Com todas estas possibilidades de compra o nosso consumidor mudou. E o mercado não tem se adaptado 100% a estas mudanças. Alias, estão longe de conseguir manter seu consumidor fidelizado. E cada vez mais, a transversatilidade dentro da estrutura da empresa se torna mais importante. Ações que envolvem a área do CRM com a área de Promoção e Eventos assim como a área Online tendem a trazer benefícios cada vez melhores para o consumidor. Amanhã mostro um exemplo d euma ação que esta sendo um sucesso para a Renault.

:: Thiago Purcino é formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP. Professor nas horas livres ministra como especialista nas áreas de Atendimento e Planejamento de Campanha, Promoção e Merchandising, Eventos entre outras matérias. É responsável pela área de eventos na Renault do Brasil, com vasta experiência de mercado. Palestrante tem como filosofia aprender sempre e diariamente através das trocas de experiências entre seus alunos, o consumidor e qualquer um que possa trazer coisas novas para discussão e debate. @thiagopurcino e thiagosp@gmail.com

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