quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A invasão dos champignons

Se tem algo que gosto, é de jantar em restaurantes. Se for especializado em frutos do mar, melhor. Então, para começar bem 2010, fui jantar com a namorada em um destes restaurantes do litoral já no dia primeiro. Mal olhei ao cardápio e escolhi strogonoff de camarão. Ela escolheu o mesmo.

Restaurante cheio e o pessoal do atendimento correndo de um lado para o outro, obviamente tentando se ajustar ao novo volume de clientes – típico deste período. Esta bagunça toda, logicamente, poderia gerar erros. Afinal, o serviço saiu do seu padrão. E não deu outra: outras mesas reclamavam da demora dos seus pratos e pedidos vinham errados. Ok! Estamos de férias, ninguém tem pressa...

Então chegaram os pratos. Olhei ao meu e eles estavam lá: os terríveis champignons. Esqueci que, em determinados lugares elas fazem parte do prato. Ok, isso não é motivo para alarde. Cuidadosamente, encontrei e separei cada um dos champignons. Camarão para um lado, champignons para o outro. Que susto!

No total, era 17 champignons grandes e 7 camarões pequenos! Não era um strogonoff de camarão com champignon, mas um strogonoff de champignon com camarão! Se nunca tivesse feito esta separação, não teria notado. Chamei o gerente, enquanto fotografava o prato para o blog (optei por não postar as fotos, por conter logo do restaurante – não é o intuito do blog).

Ao chegar, argumentou que o prato era assim mesmo, que nada poderia fazer. Completou que, pratos com camarões normalmente contam com pequenas porções deles. Então disse a ele que tudo bem, mas pedi espaço para fotografar o prato com maior luminosidade. Foi apenas isso para que um outro prato fosse levado à mesa (sem camarões).

Que loucura. O litoral de São Paulo vive em função do turismo, mas em muitos lugares ainda não se trata o turista da maneira que deveria. No meu caso, não vejo problema no prato, pois cada restaurante serve o que achar que deve, e o consumidor volta se quiser.

O problema é a resposta do gerente, e a sua falta de tato. Quando o chamei para apresentar o problema, estava, além de alertando algo que não concordo, dando a chance de melhorar o serviço e assim ganhar o cliente de volta. Perdeu um cliente, mas ganhou um post.

::: joao.riva@pensandoopdv.com.br

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