segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Novo ano, novos preços!

Mal começou o ano, e hoje cedo o Kassab (Prefeito de São Paulo) estava ao vivo na Band News FM para falar, entre outros, dos aumentos nas tarifas dos ônibus, IPTU de grande parte dos paulistanos, e o fim da restituição do valor pago pelos motoristas na Inspeção Veicular. Começo de ano é isso mesmo: aumento de custos!

Mais tarde, no barbeiro (primeiro corte do ano!), percebi que ele tinha ouvido a mesma entrevista naquela manhã. Acrescentou que as mensalidades das escolas dos filhos também estão mais altas, e que a terapeuta da esposa também fincou a faca entre os dentes e veio pra cima! Ou seja: tudo está mais caro, com exceção dos seus serviços.

É um dos barbeiros mais caros da região, sua agenda já esteve mais procurada, no entanto a idéia de aumentar o preço dos seus cortes continua. O aluguel da barbearia e salário dos funcionários – estes também, continuam os mesmos. No entanto, ao seu entender, seus clientes já estão acostumados com aumentos de preços nos demais serviços. Afinal: é começo de ano!

Lembro do curso de Marketing de Serviços do Prof. Marcelo Miyashita (bela dica), quando deu uma pincelada sobre o fator preço. Somado a isso, as páginas do Kotler e livros de economia que li durante a faculdade e cursos extras. Aumentar preço de serviços sem uma razão clara ou agenda cheia (no caso do barbeiro), é assumir risco.

Uma dica comum em diversos livros é trabalhar com pequenos testes. Ir aumentando o valor aos poucos, de modo que não assuste os seus clientes e dê tempo de sentir o que acontece. Na pior das hipóteses, tão discretamente quanto aumentou, abaixa-se os valores. Isso quando falamos de serviços, é claro.

Não é preciso ser um estudioso para entender que, sem um motivo claro ou agenda cheia de cliente, não é prudente aumentar seus preços por conveniência da data. Afinal, meu barbeiro precisa entender que, prefeito, temos apenas um.

::: para mais informações sobre o curso de Marketing de Serviços citado no post, acesse http://www.consultoriademarketing.com.br/

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