Mal começou o ano, e hoje cedo o Kassab (Prefeito de São Paulo) estava ao vivo na Band News FM para falar, entre outros, dos aumentos nas tarifas dos ônibus, IPTU de grande parte dos paulistanos, e o fim da restituição do valor pago pelos motoristas na Inspeção Veicular. Começo de ano é isso mesmo: aumento de custos!
Mais tarde, no barbeiro (primeiro corte do ano!), percebi que ele tinha ouvido a mesma entrevista naquela manhã. Acrescentou que as mensalidades das escolas dos filhos também estão mais altas, e que a terapeuta da esposa também fincou a faca entre os dentes e veio pra cima! Ou seja: tudo está mais caro, com exceção dos seus serviços.
É um dos barbeiros mais caros da região, sua agenda já esteve mais procurada, no entanto a idéia de aumentar o preço dos seus cortes continua. O aluguel da barbearia e salário dos funcionários – estes também, continuam os mesmos. No entanto, ao seu entender, seus clientes já estão acostumados com aumentos de preços nos demais serviços. Afinal: é começo de ano!
Lembro do curso de Marketing de Serviços do Prof. Marcelo Miyashita (bela dica), quando deu uma pincelada sobre o fator preço. Somado a isso, as páginas do Kotler e livros de economia que li durante a faculdade e cursos extras. Aumentar preço de serviços sem uma razão clara ou agenda cheia (no caso do barbeiro), é assumir risco.
Uma dica comum em diversos livros é trabalhar com pequenos testes. Ir aumentando o valor aos poucos, de modo que não assuste os seus clientes e dê tempo de sentir o que acontece. Na pior das hipóteses, tão discretamente quanto aumentou, abaixa-se os valores. Isso quando falamos de serviços, é claro.
Não é preciso ser um estudioso para entender que, sem um motivo claro ou agenda cheia de cliente, não é prudente aumentar seus preços por conveniência da data. Afinal, meu barbeiro precisa entender que, prefeito, temos apenas um.
Mais tarde, no barbeiro (primeiro corte do ano!), percebi que ele tinha ouvido a mesma entrevista naquela manhã. Acrescentou que as mensalidades das escolas dos filhos também estão mais altas, e que a terapeuta da esposa também fincou a faca entre os dentes e veio pra cima! Ou seja: tudo está mais caro, com exceção dos seus serviços.
É um dos barbeiros mais caros da região, sua agenda já esteve mais procurada, no entanto a idéia de aumentar o preço dos seus cortes continua. O aluguel da barbearia e salário dos funcionários – estes também, continuam os mesmos. No entanto, ao seu entender, seus clientes já estão acostumados com aumentos de preços nos demais serviços. Afinal: é começo de ano!
Lembro do curso de Marketing de Serviços do Prof. Marcelo Miyashita (bela dica), quando deu uma pincelada sobre o fator preço. Somado a isso, as páginas do Kotler e livros de economia que li durante a faculdade e cursos extras. Aumentar preço de serviços sem uma razão clara ou agenda cheia (no caso do barbeiro), é assumir risco.
Uma dica comum em diversos livros é trabalhar com pequenos testes. Ir aumentando o valor aos poucos, de modo que não assuste os seus clientes e dê tempo de sentir o que acontece. Na pior das hipóteses, tão discretamente quanto aumentou, abaixa-se os valores. Isso quando falamos de serviços, é claro.
Não é preciso ser um estudioso para entender que, sem um motivo claro ou agenda cheia de cliente, não é prudente aumentar seus preços por conveniência da data. Afinal, meu barbeiro precisa entender que, prefeito, temos apenas um.
::: para mais informações sobre o curso de Marketing de Serviços citado no post, acesse http://www.consultoriademarketing.com.br/
Parabéns pelo texto. Bem bacana.
ResponderExcluirAbs!
O Nômade - www.onomade.com
Bacana o texto meu nobre! Parabéns
ResponderExcluirAbs
O Nômade
Bacana o texto meu nobre! Parabéns
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