terça-feira, 2 de março de 2010

Teoria na Prática

Ultimamente tenho escrito muito sobre serviços. Inicialmente, a idéia do blog era focar os posts em textos relacionados a Promoção de Vendas e Ativação de Marca, mas como qualquer projeto adquire vida própria, o tema varejo e tudo o que o envolve passou a fazer parte do cotidiano do Pensando o PDV.

Nestes últimos posts tenho listado diversas ações ligadas a serviços que, ao meu ver, deixaram a desejar. Por política do blog, nenhuma delas teve seu realizador citado. Porém, quando noto um trabalho bem feito, acho justo também alertar sobre ele, mas agora dando créditos. Falo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) que, quando o assunto é prestação de serviços, dá um grande show.

Estive na instituição nesta segunda e lá encontrei, em cima de uma mesa de espera, um folheto de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa clara e objetiva, totalmente imparcial. Ao seu lado, uma urninha lacrada. Pude a preencher com calma, sem nenhum profissional da ESPM por perto. Estava tranqüilo e com espaço para ser honesto e crítico nas respostas.

Momentos antes havia telefonado para a ESPM, e a sua URA me informava que estava na segunda posição da fila de espera de atendimento. Fiquei surpreso quando a gravação me informou que, caso fosse de meu interesse, poderia gravar uma mensagem com a minha solicitação e contato para que a instituição me retornasse em minutos. Um problema e menos para mim, e para todos que, por ventura, estavam na espera atrás de mim.

Optei por aguardar. Logo fui atendido. No entanto, como aproveito o transito para colocar a vida em dia – CET adverte: isso dá multa -, estava telefonando do celular e, quando o carro entrou no túnel, caiu a linha. Fiquei surpreso. Não passou 5 minutos e o atendente me telefonou informando que a linha caiu, mas que o telefona poderia prosseguir.

A ESPM, para mim, é um exemplo. Muitas vezes, por incrível que pareça, a teoria de “em casa de ferreiro o espeto é de pau” serve para grandes empresas e instituições. No entanto, na ESPM é diferente. Ela leciona Marketing de Serviços e sabe, como ninguém, colocar a sua teoria em prática. Bom para ela. Bom para todos nós.

::
joao.riva@pensandoopdv.com.br

Um comentário:

  1. Ainda não tive experiência alguma com a ESPM, mas já ouvi histórias semelhantes as suas João. Todas as marcas, independente de seu ramo de atuação, deveriam seguir os mesmos passos por motivos óbvios.
    Parabéns pela percepção e pelo blog.
    Abraço,

    ResponderExcluir