Segundos pesquisas, quando se trata de supermercados, 53% dos consumidores nunca fazem lista de compra e resolvem a maior parte de suas compras “de cabeça” ou “no olho”. Os demais 47% dos consumidores que fazem lista de compras costuma listar apenas 12 itens, porém adquirem uma média de 44 por compra.
Fato interessante é notar que, impreterivelmente, a grande maioria destes 12 itens listados são aqueles da cesta básica, que não seriam esquecidos, nem mesmo em caso da falta de uma listinha. A verdade, é que o brasileiro usa a lista de compras como uma muleta, ou seja, uma forma de se sentir mais seguro nas compras. Se é assim, tá bom.
O problema é para o bolso dele. Normalmente, quem utiliza lista de compras nos supermercados acaba comprando mais supérfluos que os demais. Ou por conta de uma autoindulgência (minha lista só tem o basicao, acho que mereço dois chocolates), ou até mesmo pelo fato da lista exigir que tenhamos mais atenção ao notar os produtos das prateleiras.
A grande verdade é que, para nós, planejadores de promoção, ativação, ou trade, estas informações são bastante válidas, pois evidenciam o quanto é importante a comunicação ou ativação correta no ponto de venda.
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