quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entrevista com Marcelo Martins

Com a chegada do período de festas (sim, comercialmente podemos dizer que a data está “logo ali”), preparamos uma entrevista com Marcelo Martins, especialista em contratação de serviços de mão de obra temporário.

Marcelo Martins tem 15 anos de experiência no segmento promocional, exercendo funções de coordenação e gestão nas áreas de operações e produção executiva em empresas como HVA Promoções, Ponto Brand Promotion, MaestroGrupo Newcomm, Pepper Grupo Newcomm e InsulaNeogabaBBH. Atualmente na função de Gerente Operacional, fazendo dupla com Edson Cossa, atendo as empresas mais relevantes no meio promocional e publicitário nacional oferecendo serviços de terceirização de mão de obra, planejamento logístico e coordenação operacional.

Pensando o PDV: Qual o primeiro passo a ser dado pelo lojista que pretende contratar funcionários temporários para o Natal?

Marcelo Martins: Avaliar como o será comportamento do seu mercado neste período do ano, compreendendo a flutuação da demanda, para então projetar quais serão as suas metas, quantas pessoas serão necessários e de qual investimento será demandado para atingir a tais objetivos.

Pensando o PDV: Com quanta antecedência deve ser feito o planejamento e a contratação dos funcionários?

Marcelo Martins: É aconselhável que tal planejamento ocorra ao menos 3 meses de antecedência. Quanto a contratação, o ideal que ela ocorra 45 dias antes.

Pensando o PDV: Como saber quantos funcionários contratar?

Marcelo Martins: Depende da demanda prevista para tal período. Caberá ao lojista avaliar qual é a capacidade e limite de sua equipe atual, para então comparar com o que ele está projetando no período, e então determinar as suas necessidades.
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Pensando o PDV: Quais os direitos e deveres que o lojista deve respeitar na hora de efetuar a contratação dos temporários?

Marcelo Martins: Quanto a deveres, ao realizar a contratação, independente do prazo de ela vier a ocorrer, deve-se respeitar a legislação trabalhista, ou seja, tal contratação deverá ser formalizada por meio de um contrato e o registro em carteira.

Conseqüente deve-se provisionar o recolhimento pagamento dos encargos e direitos trabalhistas, tais como férias proporcional, 13º proporcional e a remuneração.

O pagamento de encargos e diretos deverá respeitar os prazos legais, já a remuneração o formato acordado com a mão de obra.

Com relação aos direitos dos lojista, podemos dizer que são os mesmos aplicados a mão de obra efetiva, tais como assiduidade, cumprimento de horários, respeito as normas e condutas, desempenho e dedicação.

Pensando o PDV: Qual o tipo de treinamento a ser dado aos temporários?

Marcelo Martins: Deve-se orientá-lo a respeito das normas de conduta interna,exigências comportamentais e sobre as características e forma de apresentação dos produtos e/ou serviços ao quais ele estará comercializando.

Pensando o PDV: Como trabalhar metas com os vendedores temporários? As exigências devem ser as mesmas com o restante da equipe?

Marcelo Martins: Acreditamos que as exigências devam ser as mesmas, pois salvo o experiência que é um fator favorável a equipe mais antiga, as condições de trabalho serão as mesmas, e os temporários terão ao seu favor a garra, vigor e a ambição de fazer parte da equipe.

Pensando o PDV: Como e o que deve ser avaliado para uma possível efetivação dos temporários?

Marcelo Martins: Performance, comprometimento, pro - atividade, relacionamento com os demais e os resultados alcançados pelo funcionário temporário, bem como os aspectos administrativos financeiros uma vez que tal rito de passagem está acompanhado de uma elevação de custos tais como aumento de encargos sociais, benefícios e outras necessidades sindicais (convênio médico, seguro, assistência odontológica e outros).

:: joao.riva@pensandoopdv.com.br

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