segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O poder das Redes Sociais

Uma recente pesquisa da Kantar Worldpanel constatou que 32% dos lares paulistas ou cariocas tem ao menos um morador participante de alguma rede social, como Orkut, Facebook ou Twitter. Destes, 30% costumam utilizar a rede para manter contato com os amigos, 23% para postagem de fotos, 10% para conhecerem pessoas do exterior, e 9% para novas amizades. Dentro destes 30%, 3% aproveitam sua permanência nas redes para falar sobre produtos e/ou serviços.

Parece que estes números são baixos, mas não. O Facebook, por exemplo, possui mais de 400 milhões de usuários ativos em todo o mundo. No Brasil, entretanto, é o terceiro mais popular, perdendo para Orkut e Twitter - porém, não menos poderoso. Um exemplo recente da força das redes sociais foi sentido ontem, no debate dos presidenciáveis da Record. Marina Silva, que até o fim do segundo bloco do programa aparecia colorida em cena, graças a milhares de tweets, apareceu no terceiro bloco toda de branco.

Ainda assim, conhecendo os números e a força das redes sociais, pequenas e médias empresas continuam distante delas. O que não entendem é que, estar distante das redes sociais é estar também distante dos seus clientes e prospects em um momento especial – na hora do seu lazer. Ao mesmo tempo, justamente por isso, é importante que, estando presente nestas redes, respeitem este momento do internauta.

:: siga o Trade Inteligente no Twitter - @trdinteligente
::: siga João Riva, o blogueiro, no Twitter - @joaoriva
:::: e faça parte do facebook.com.br/tradeinteligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário