segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os desafios da Logística Promocional

O papel da logística é fundamental nas operações de marketing promocional, principalmente para que o impacto logístico seja sempre positivo. Um planejamento logístico inadequado poder comprometer toda uma campanha, operacional e financeiramente.

Mais do que operacional, a logística é estratégica e deve atuar de forma consultiva, junto com clientes e agências. Isso significa trabalhar com inteligência logística de marketing, participando ativamente desde o início do planejamento da ação, para evitar que a implementação operacional da campanha não vire um “elefante branco” para a logística, com consequências para toda a campanha.

Atuar com inteligência logística de marketing significa fazer conexões entre o planejamento promocional e a solução logística mais adequada a cada situação. Por isso, é importante que a logística participe de forma integrada, e não somente quando tudo está pronto e depois “contrata lá uma transportadora para entregar”.

A questão aqui é: Qual é o impacto logístico da ideia da campanha? “Vamos criar X materiais, displays com o formato Y, entregar em 24 horas em Z cidades, e vamos usar o materials ‘hiper-mega-flex”. Será que o formato do display é viável logisticamente? Mesmo que seja, e o custo logístico for alto, o retorno de marketing vai compensar? E os custos e riscos envolvidos para armazenar, manusear, embalar, foram considerados?

O papel da logística não é cortar ou limitar a criatividade, muito pelo contrário, trabalhar com logística é preciso de muita criatividade, e a logística pode contribuir para que as operações sejam otimizadas e riscos minimizados, sem prejudicar a funcionalidade de marketing da campanha e de seus materiais.

Muitas vezes preocupa-se muito quanto ao custo de frete, mas um briefing da logística pode identificar e analisar questões de risco, ou seja, riscos de perdas, danos e atrasos, risco de manuseio, questões fiscais, etc.

Mais do que analisar quanto vai custar para distribuir seus materiais promocionais, é preciso analisar quanto vai custar se o seu material não chegar no tempo certo, do jeito certo, do meio certo, na quantidade certa, no lugar certo e no melhor custo.

:: Francisco Machado cursou Direito pela ITE de Bauru/SP e graduou-se em Logística Empresarial pelo OPET de Curitiba/PR. Fundou a Post Courier em 2001 e trabalha desde 1998com serviços e projetos de suporte logístico de marketing e courier. Também dirige a Edittal.com, unidade de negócios de suporte em licitações da Post Courier.

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