quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Viralizando na Web

Há alguns meses, batendo papo com um amigo, começamos a pensar sobre o que faz com que alguns vídeos (campanhas publicitárias ou não), tomem conta da internet e se espalhem rapidamente. Será a qualidade técnica, a idéia, a sua identificação com o público, a estratégia de divulgação...?

Por que vídeos como “sanduíche-iche-iche” ganham tanto destaque na rede, enquanto produções milionárias possuem tão pouco acesso? Talvez por não terem sido frutos de longos planejamentos, longos estudos e muita pesquisa? Será que justamente pelo fato de terem sido naturais? Será que a grande rede premia a falta de profissionalismo?

Em partes, realmente acredito que sim. Enxergar na tela uma realizada engraçada, ridícula, inteligente ou tocante é sempre bom. Porém, ela deve fazer parte do que lidamos no nosso cotidiano. É sempre mais interessante enviar aos amigos algo inusitado e despretensioso que vemos na rua, que uma arte desenvolvida justamente para que eu ajude a viralizar, a enviando a amigos.

Muitas vezes é bom esquecer a linda fotografia, a iluminação caprichada, as modelos que valem um saco de ouro e os produtores mais eficientes. Muitas vezes, o que vale é utilizar na web o que ela nos oferece de bom: a possibilidade de dar voz e vez aos outros. Vamos mais fundo?

A internet chegou para quebrar barreiras. Antigamente, boas bandas passavam anos correndo atrás de produtoras para mostrar seu trabalho. Hoje tem a liberdade de mostrar seu conteúdo na internet, sem barreiras. Escritores precisavam buscar editoras, hoje basta criar um blog. Pessoas precisavam se tornar sócias de clubes. Ou basta criar uma conta no Facebook.

Como exemplo de boa utilização da rede, cito a Skol. Suas promoções costumam premiar os melhores vídeos do público – sendo muitas vezes o próprio público quem dá o veredito dos melhores. Os temas das promoções são sempre simples: a roda de amiga mais redonda do planeta, ou os vídeos de sustos dados em amigos mais engraçados.

Ou seja: o público faz o seu conteúdo, e assim veste a camisa para viraliza-lo. Ao mesmo tempo, sem querer, viralizam a campanha. Simples, não é? Mas e quando a campanha é boa, mas seu resultado deixa a desejar. É sobre isso que falaremos amanhã. Ate lá!

:: joao.riva@tradeinteligente.com.br

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