sábado, 10 de julho de 2010

Redes Sociais e Incremento de Vendas

Twitter, Facebook e Linkedin são mais que redes sociais. São ferramentas de relacionamento e geração de conteúdo. Ciente disso, como tantas outras ferramentas, elas podem ser utilizadas como bem quisermos. Mas, se bem utilizadas, até mesmo as vendas da sua empresa podem ser incrementadas. E o mais bacana: a custo zero!

Ora, se a base do Marketing de Relacionamento é o contato freqüente com seus clientes através de conteúdo ou benefícios que interessem a ele, por que não utilizar estas ferramentas também para se relacionar com seus clientes? Não há custo, mas sim trabalho e inteligência. Falo isso, pois estar presente nestas redes, apenas por estar, é um grande erro. É preciso estar presente, em cada uma delas, de forma inteligente. Mas como?

A resposta está no propósito do Marketing de Relacionamento: geração de conteúdo e benefícios aos seus atuais clientes. Afinal, mais que produtos ou serviços, empresas também desenvolvem conteúdo e informação. Podem ser informações sobre o seu mercado ou sobre sua própria empresa.

Cito um exemplo: existe um restaurante por KG, em São Paulo, que diariamente divulga seu cardápio no Twitter. Assim, seus clientes - e também seguidores, saem de suas empresas já conhecendo o cardápio do dia. Não é uma boa forma dele, diariamente, “invadir” o computador de cada um dos seus clientes dizendo “lembre-se de mim”? Obviamente sim.

:: joao.riva@pensandoopdv.com.br

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