quarta-feira, 28 de julho de 2010

Criatividade sem Limite

Uma conhecida contou, certa vez, uma história que ilustra muito bem quando profissionais utilizam de forma errada o direito de serem pró-ativos. Alias, não existe nada melhor que um profissional pró-ativo. Afinal, é melhor ter um funcionário que necessite de freios, que de empurrões.

Ocorre que uma grande rede varejista encaminhou comunicados aos gerentes de todas as suas lojas informando que, no período que compreende o feriado de Finados, eles receberiam uma verba de comunicação extra para ser utilizada com ferramentas de visibilidade e incremento de vendas.

Esta é uma prática conhecida, mas não a mais comum. Muitas vezes, estas redes desenvolvem novos e práticos materiais de ponto de venda para serem instalados por seus promotores. Cada um deles os instala ou conforme solicitado, ou a seu critério – dependendo dos objetivos da campanha.

Pois bem. Ocorre que, no caso que conto, um dos gerentes resolveu criar algo realmente novo, muito provavelmente nunca utilizado por loja nenhuma. Ora, se estávamos no período de Finados, nada mais lógico que colocar um verdadeiro caixão na porta da loja, não? Não?! Pois ele achou que sim! Com um texto correspondente a “morte aos preços altos”, deixou o caixão ali, enfeitando sua porta de entrada.

Obviamente, a iniciativa não durou mais que poucas horas. A rede, em pouco tempo, pediu que aquele caixão fosse retirado dali. Afinal, não existe nada mais estranho e pesado que, ao entrar numa grande loja, encontrar um caixão.

Erro do gerente da loja? Sinceramente, acho que não. Erro do Marketing da rede? Também acho que não. O que ocorre é que, no nosso dia a dia, lidamos com pessoas. E, quando lidamos com pessoas, devemos lembrar que somos diferentes: gostos, histórias, temperamentos, vontades, valores diferentes. Não existe o “mais certo” ou “mais errado”.

O jeito, neste caso, é trabalhar como foi feito. Ao ser detectada uma ação que pode depor contra a marca, ter rapidez na sua retirada. Afinal, errar é humano, não corrigir o erro é que é burrice.

:: joao.riva@pensandoopdv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário