sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campanhas em Redes Sociais

A matéria abaixo, gentilmente cedida pelos amigos do Blue Bus, e escrita pelo Luis Alberto Marinho, além de nos mostrar o poder das redes sociais (lembrando que cada uma delas deve ser utilizada para um determinado tipo de público), abre espaço para uma discussão pertinente: a qualidade das campanhas realizadas em todas elas.

Quando o assunto é ponto de venda, muitas vezes fico de cabelos em pé. É comum notar a presença de campanhas veiculadas na “grande midia” dentro das lojas, sem adaptação alguma. Ora! Dentro das lojas, a comunicação é outra – ou deveria ser. Mas e quando o assunto é internet? E quando o foco são as redes sociais?

Lembro de doze anos atrás, quando as propagandas eleitorais gratuitas de radio eram as mesmas da televisão, com candidatos, no radio, falando algo como “vejam este creche e as suas melhorias”. Muitas vezes, nas redes sociais, sinto que estou vendo coisas como estas, de doze anos atrás.

Mas existem exceções. Não apresentarei aqui nenhuma novidade, pois idéias nos mesmos moldes desta já foram bastante utilizadas. Mas vale a dica. Clique aqui e participem da campanha da Nextel. E, abaixo, o texto do Blue Bus.

Estudo feito pelo Ibope Mídia com mais de 8 mil pessoas em 11 regioes metropolitanas do Brasil confirma que as redes sociais viraram uma paixao nacional. Em Florianópolis, 82% dos entrevistados acessam alguma rede. No Grande Rio esse percentual é de 74% e em Sao Paulo chega a 64%. Essa turma tende a aumentar ainda mais, veja - entre os que nao entraram nas redes sociais, 1/3 tem intençao de participar.

Outra conclusao do estudo é que rede social vicia - para você ter uma ideia, 62% de toda essa gente acessa as redes todo santo dia e 1/3 fica conectado pelo menos uma hora diariamente. O principal local de acesso é a residência, seguido pelas lan houses. O acesso pelo celular ainda é baixo, mas deve crescer nos próximos anos.

Para 82% dos brasileiros o Orkut foi a porta de entrada para esse mundo e ainda hoje é a rede mais acessada no Brasil. Porém, metade dos frequentadores do Orkut atualmente entra no site menos que no passado. Ganham terreno o Facebook e o Twitter, especialmente na classe A.

Muitos brasileiros estao substituindo emails e torpedos por mensagens postadas nas redes sociais. Mas a motivaçao principal é mesmo relacionamento - nada menos que 54% dos pesquisados admitem que quando acessam as redes nao se sentem sós. Em média, cada brasileiro tem 273 amigos nestes sites.

Finalmente, a pesquisa revela que as marcas sao bem vindas nesse universo. Mas precisam se adaptar - afinal, nao tem nada pior do que fazer publicidade tradicional nesse novo mundo.

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