domingo, 17 de outubro de 2010

O Poder Sugestivo da Publicidade

O livro de um dos meus ex-professores e agora amigo, Roberto Chiachiri, foi eleito pelo júri do Jornal do Comércio de Porto Alegre como o melhor livro de Publicidade e Propaganda de 2010. O prêmio é anual e acontece sempre na semana da Feira do Livro de Porto Alegre, que é a 3ª feira do livro mais importante do país, seguida da Bienal de SP e Bienal do RJ.

Abaixo, informações sobre o livro (texto retirado do blog Tudo, Tudo, Mais Tudo Mesmo): "baseado na teoria semiótica do filósofo, cientista e matemático americano Charles Sanders Pierce, o livro de Chiachiri revela o poder sugestivo que uma peça publicitária tem sobre o consumidor - já que há muito tempo a publicidade passou a apresentar funções que ultrapassam a simples venda de produtos. Por isso, no estudo de caso o autor disseca alguns anúncios impressos, como o isotônico Gatorade, a linha de calçados Timberland, o azeite de oliva Borges, o vinho brasileiro Miolo e as tintas Suvinil Toque de Seda.

Ai vai um pequeno trecho: "A publicidade não deixa tempo pra pensar, não é pra pensar, propaganda não pode fazer você pensar, começou a pensar demais não consome, entende?"

O livro lembra ainda que 75% da percepção humana, no estágio atual da evolução, é visual. Os outros 20% são relativos à percepção sonora e os 5% restantes a todos os outros sentidos. O que isso quer dizer? Bem, basicamente, que qualquer um que se meta a vender produtos precisa saber aonde está pisando. O comportamento humano é de uma complexidade impressionante, por isso um bom publicitário precisa conhecer as ferramentas realmente úteis. Este livro é, sem dúvidas, uma dessas ferramentas."

O PODER SUGESTIVO DA PUBLICIDADE - Uma análise semiótica / Autor: Roberto Chiachiri / Categoria: Marketing e Comunicação / Editora: Cengage Learning

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