segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Será que sua empresa não está nas mídias sociais?

É sabido que muitas e muitas empresas ainda se negam a participar da “nova” web 2.0 e suas milhares de funcionalidades. Por outro lado, outras tantas empresas se dizem participantes dessas novas mídias por terem uma fan page no Facebook, conta no twitter e comunidade no Orkut, mas não participam de nada e não interagem com seu público. (Este não é mais um texto trivial repetindo o que os especialistas em web falam por aí. Pode continuar a leitura...)

Pois bem. Digo (o óbvio) que os dois tipos de estratégia estão erradas. A primeira por não querer participar do que está acontecendo, e transformando os padrões de negócios e comunicação mundialmente. E a segunda por estar participando, mas de maneira errada, sem aproveitar dos benefícios que as ferramentas oferecem. Mas sobre estas todo mundo já falou e você vai achar milhares de textos por aí sobre especialistas no assunto.

Eu quero chamar a atenção para essas empresas que não querem entrar nesse mundo, nessa nova fase que o mundo está vivendo. É isso mesmo, é o mundo, não é só a comunicação. E por que destaco isto? Simplesmente pelo fato de que sua empresa pode não estar nas redes sociais, mas provavelmente grande parte dos seus consumidores está, e está falando bem ou mal da sua empresa sem você ter acesso a isso. Sem poder interagir com eles e com clientes potenciais, sem poder dizer se aquela informação divulgada é real ou falsa, sem poder se esquivar da acusação do concorrente...e sua empresa está lá de maneira involuntária.

Portanto, sua empresa já está nas mídias sociais, só que ela não tem um representante oficial para falar por ela! Pense nisso. A crítica tem mais peso que o elogio.

Ao invés de aproveitar a oportunidade e explorar as vantagens desses novos meios de comunicação, você vai deixar a concorrência e os seus clientes insatisfeitos construírem a sua imagem online?

:: Marcelo Morales Rouco é profissional de marketing e sócio-diretor da agência Dále Ideias. Twitter: @penharol

Um comentário:

  1. Pessoal,
    Tem uma breve continuação deste texto no meu blog, acessem lá: http://blogdorouco.wordpress.com/
    Abraços,

    ResponderExcluir