segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições como ferramenta de Incentivo

Ontem o Brasil teve a oportunidade e eleger candidatos a Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal / Distrital e Deputado Estadual. Na teoria, elegemos as pessoas que se destacaram em nossa região por algum feito ou projeto. Destacar pessoas é um habito também das estratégias de trade e/ou de comunicação.

Entre as táticas de trade, a que tem como princípio básico o destaque do bom profissional são os programas de incentivo. Bastante utilizados com foco no incremento de vendas, ele também serve para injeção de ânimo na equipe, fortalecer o espírito de time e reconhecer talentos. Para isso, basta que o programa seja realizado da forma correta.

Porém, não é somente nos programas de incentivo a vendas que destacamos nossos profissionais. Muitas vezes, empresas os destacam pelo simples fato de motivar a equipe, sem ter isso atrelado a volume de vendas. Tanto faz: de um jeito ou de outro, normalmente o profissional é exposto ao público, e isso deve ser feito de forma cuidadosa.

Shopping Eldorado, em São Paulo, destacou o trabalho de Alex Ferreira da Silva em um dos seus principais corredores. A princípio, como visitante, achei a campanha um pouco exagerada - mas somente a princípio. Neste dia, lembrei de quando eu atuava no Trade Marketing da Schincariol e fazíamos algo parecido com os garçons dos nossos bares. Este reconhecimento serve a eles como um troféu, que pode ser visto pelos amigos e familiares.

Ao mesmo tempo, enxerguei o shopping, neste totem, de forma mais humana. Afinal, um grande shopping é feito pelos seus profissionais mais dedicados, e a eles é devido todo o destaque. E na sua empresa, como funciona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário