quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Inovação e Promoção

Ok. O objetivo da empresa é vender mais. Mas como fazer para se destacar ante seu concorrente se a diferença entre os produtos é pequena e não há verba para inovação? Hummm…Talvez com uma promoção, com um evento ou com uma campanha de incentivo interno. Ótimo, excelentes escolhas.

Agora vamos lá. Quantas promoções vocês vêem por aí que parecem semelhantes a outras já realizadas por outra marca? Cópia? “Benchmarking”? Coincidência?

Uma promoção tem que ser inovadora, tem que ser diferente, o evento tem que ser atrativo, tem que ser original, e a campanha de incentivo interno têm que ser interessante e com metas realistas. Não tem jeito.

Vejo um monte de executivo de marketing por aí dizendo que fez a ação de tal forma porque deu certo na empresa X, ou no ano Y. Tudo bem, respeito os cases. Mas ficar enchendo o consumidor/público-alvo de mesmice é sacanagem! Além de ser nocivo para a empresa, eventos ou ações iguais, promoções semelhantes e campanhas chatas provavelmente não vão alavancar suas vendas.

Se o seu produto for inovador (o que hoje em dia, dura pouco tempo), ele venderá por si só. Mas se ele tiver que se destacar em meio a alguns semelhantes, a estratégia de comunicação é fundamental, e precisa ser bem elaborada. A inovação deve abranger todas as áreas da empresa, não só a de produto. Imagina se a Vivo resolvesse copiar o sucesso da ação da Claro com o twitter do @ClaroRonaldo, e criasse um @VivoSãoMarcos. É isso que vemos diversas vezes por aí. Batman de capa preta, branca e vermelha. Mas sempre o mesmo Batman.

Mantenha sua equipe interna informada e motivada, seus prospects atentos e seus clientes satisfeitos. Essa é a melhor promoção que sua empresa pode fazer. A hora que seu consumidor realmente enxergar um diferencial em seu produto, será muito mais gratificante para ele participar de uma promoção e linká-la com sua marca para divulgá-la a quem não conhece. A inovação e a promoção devem caminhar lado a lado. E aí, vai continuar admirando a grama do vizinho?

:: Marcelo Morales Rouco é profissional de marketing e sócio-diretor da agência Dále Ideias. Twitter: @penharol

4 comentários:

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  3. De fato Rouco, o melhor investimento é a manutenção do alto nível de qualidade e bom atendimento tornando a empresa lucrativa. "O Custo da mesmice é alto e o resultado já sabemos que está fadado ao fracasso"

    Márcio Costa

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