sábado, 30 de outubro de 2010

Cartões de Descontos

Gosto de cartões de benefícios e sempre que encontro algum gratuito, faço seu pedido. Acredito ter os cartões de todas as grandes redes de drogarias de São Paulo, e talvez todas as grandes redes de livrarias. Não tenho, entretanto, o famoso cartão Mais, do Pão de Açúcar, nem o caro cartão da FNAC. Por algum tempo pensei em adquirir o da ESPM, mas desisti por discordar de cartões pagos.

Já propus programas de pontos ou descontos para clientes, mas na maioria das vezes com a sugestão de trabalho que não envolve o cartão físico, mas apenas virtual. Primeiro, por conta do valor do plástico, que muitas vezes onera desnecessariamente a campanha, e depois, por um motivo óbvio: é muito chato andar com cartões na carteira. Muita gente, alias, nem mais carteira tem.

Porém, programas como estes são importante para empresas detentoras de um número considerável de clientes. Afinal, em troca de algumas vantagens, conquistamos o que de melhor eles podem nos oferecer: informações sobre eles próprios, sua freqüência e ticket médio de compras. A partir daí, o desenvolvimento de estratégias e táticas de vendas se torna bastante fácil.

Nos próximos dias, apresentarei alguns exemplos interessantes.

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo, João.
    É legal porque é excelente para obter dados importantes para uma estratégia em CRM, pena que em muitos casos o processo é tão burocrático que acaba desestimulando muitos clientes a criá-los. Papel nosso simplificá-los!

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