terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os caras da PROMO

O Promoview continua com números impressionantes para um site segmentado. Foram 103.000 visitas em outubro, sendo 180.000 page views. No total, mais de dois milhões de page views desde que foi ao ar, em 2006. Números interessantes, principalmente pelo fato de ser focado no marketing promocional, um assunto específico e ainda com pouca adesão pelo mercado da comunicação.

O site é um exemplo de que o setor vem crescendo no Brasil. Antes limitado às grandes agências de São Paulo, nos últimos anos a atividade vem se desenvolvendo também em outras partes do Brasil. Mais recentemente o mercado da propaganda percebeu o potencial do setor e então as agências começaram a desenvolver seus braços “promo”. É a prova da importância e do crescimento do setor.

Cito o Promoview como uma das coisas boas que aconteceram para o desenvolvimento do mercado. Ali há espaço para as agências e fornecedores genuinamente promo, que antes não conseguiam espaço nos tradicionais portais de marketing e propaganda (que desenvolvem trabalhos extremamente relevantes, mas sem o foco promocional).

Neste aspecto o Promoview também colabora com o mercado promocional. O mais interessante no portal é a sua fidelidade à linha editorial. Julio Feijó orienta sua equipe numa disciplina ética editorial que explica o respeito que o setor tem pelo site. Sua experiência no mercado promocional faz com que seus artigos falem de igual para igual com seus leitores, já que ele é também do ramo. É bacana ver que uma equipe trabalha com personalidade e disciplina.

Por isso, não é à toa que o site foi premiado com o Ampro Globes Awards 2010. Acredito que um mercado forte, como se desenha para a promoção no Brasil, passa por estruturas profissionais robustas e imprensa especializada. Assim sendo, o Promoview cumpre seu papel - o de contar esta parte do nosso tempo com extrema competência e profissionalismo.

Fizemos um bate papo digital com Julio, idealizador do Promoview, que você le abaixo:

Trade Inteligente: Julio, nestes quatro anos de Promoview, o site acompanhou as transformações do mercado promocional. A seu ver, quais as principais delas?
Julio Feijó: Em primeiro lugar o crescimento da atividade. Centenas de novas agências em todo o País além dos “braços” promocionais das tradicionais agências de propaganda como você bem colocou aqui acima. Depois o “composto internet”, presente em 99% das ações. Destaco também o crescimento da atividade no mercado do nordeste brasileiro, que mostra um vigor tremendo e é uma agradável surpresa para a atividade especifica aqui no país. E para finalizar o fato de que a cada dia fica mais difícil definir separar as atividades do marketing promocional. Não que seja ultra necessário definir, mas todos, assim como eu, que tentam isso, buscam sobretudo, a valorização e remuneração das agências e profissionais. A gente sabe que para fazer promo é necessário perícia, conhecimento, porque senão o dinheiro do cliente vai jogado fora. E isso precisa ser mostrado ao mercado

Trade Inteligente: A que você credita o sucesso do portal?
Julio Feijó: Primeiro, a persistência e o investimento. Mas creio que o nosso trabalho supriu uma lacuna que existia. Sobretudo buscamos a valorização do trabalho das agências até então completamente desconhecidas, oportunizando um espaço para divulgação das atividades delas. O mais bacana é que foi uma proposta genuína, inédita e que nos enche de orgulho porque até a Ampro, referência do setor mas que ainda não conseguiu definir o que é marketing promocional, desenvolve uma iniciativa como o promoview, com um pessoal tentando atualizar diariamente sobre promo. È bacana fazer escola... Outro fator de sucesso é que a gente não “copia e cola” e mesmo as centenas de releases recebidos são analisados e postados com uma visão própria. Isso tudo porque não adianta “fazer por fazer”, é preciso colocar alma naquilo ali, agregar o conhecimento que temos. Tratamos cada post, cada foto que chega aqui na redação com respeito e orgulho. Dá uma grande satisfação publicar os trabalhos das genuínas agências de marketing promocional. Acredito que os colegas de todas as agências promocionais e também das assessorias de imprensa entenderam isso. A qualidade dos textos também conta e, neste aspecto, o trabalho da equipe comandada pela nossa editora Antonia Goularte tem que ser elogiado. Outro fator é o nosso foco. Nós só publicamos ações de marketing promocional. Sabe João, muitas vezes aparecem pautas de publicidade que a gente sabe que renderiam audiência e tal... um exemplo é o making off daquele vídeo dos meninos do Santos para Seara. Seria bacana publicar, até escreveram para nós perguntando porque não estava no ar. Mas não era promo... era a produção de um comercial... então é uma questão de posicionamento, que em muitos casos passa ao lado de uma linha muito tênue, que a maioria não enxerga.

Trade Inteligente: Como você enxerga o futuro deste mercado e, paralelamente, o do Promoview?
Julio Feijó: Eu vejo com o mesmo entusiasmo de 20 anos atrás quando comecei a fazer promo. Me lembro que, em 2004, o mercado de marketing promocional foi tratado de “ bola da vez”. Creio que o mercado ainda vai experimentar o grande “ boom” se a economia continuar andando normalmente. Mas vejo que o próprio mercado precisa fazer o dever de casa. Sinto falta ,por exemplo, de um ranking das maiores empresas e fornecedores. O mercado promocional tem que se dar mais valor. A Ampro faz um grande trabalho neste sentido, mas é preciso mais. O futuro do Promoview? Bom, depende da nossa equipe. A internet é cruel neste aspecto: ou você agrada e tem audiência ,ou já era. E isso é decidido a cada novo post que vai para o ar...

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