segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Twitter X Planejamento Digital


Quando você ouve a expressão “planejamento digital”, o que passa na sua cabeça?

É muito provável que tenha pensado que este tipo de planejamento é voltado somente a ações modernas, repletas de recursos interativos e uma “mistura de todos os filmes de tecnologia que você já assistiu”.

Vou compartilhar uma experiência rápida que tive, onde o assunto Twitter foi muito abordado. O objetivo era elaborar um plano de comunicação para que uma grande empresa do setor de agronegócio, cujo projeto tivesse “presença digital”.

Passei 04 dias estudando cases, lendo reportagens sobre tecnologia, internet, redes sociais, estudos, e tudo o que pudesse, de alguma forma, ser utilizado neste projeto. Em meio a uma imensa quantidade de fontes e anotações, comecei a formatar um raciocínio que me pareceu bastante lógico. Observando os cases e resultados obtidos por algumas marcas ao “ter presença digital”, levantei os seguintes questionamentos para encaminhar o projeto: Onde estar? Como estar? De que forma? Com que freqüência?

É impressionante como foi possível avaliar cases utilizando as perguntas acima, pois  assim pude ter leituras diferentes quando comparava a linguagem e formato utilizado por algumas marcas.

Independente de qual ferramenta digital você proponha, lembre-se sempre de que o foco deve ser o consumidor, que todas (sim, todas) as ferramentas podem gerar um retorno imediato, e uma vez dentro da “rede”, é muito difícil de sair ou apagar uma imagem ruim.

De que adianta criar um perfil corporativo no Twitter, se o público não foi estudado com atenção? Não apresentar relevância nos tweets (posts) resulta numa infinidade de “blocks” por parte dos usuários e também ser considerado um perfil fraco.

Estudando algumas marcas no Twitter pude ver que muitas utilizam seus perfis como um “SAC 2.0”, onde o consumidor pergunta e recebe uma resposta em poucos instantes - o que é certamente uma boa sacada, pois o microblog tem uma proposta muito boa quando permite que seguidores vejam seus tweets, encaminhem (re-tweet) e comentem posts.

Algumas marcas utilizam o twitter para fazer promoções relâmpago buscando novos seguidores. Fazem ações para atingir um determinado número de seguidores e depois sorteiam prêmios (o que certamente o nosso amigo João Riva explana muito bem numa de suas palestras).

Poucas marcas são capazes de ter um relacionamento com seus seguidores/consumidores como os perfis da Volkswagen, Avon, Nokia, Santander e Bradesco. Elas praticamente foram pioneiras ao utilizar a rede social para se relacionar com os usuários da internet.

Acredito e defendo muito a utilização de ferramentas digitais pelas marcas e suas agências de comunicação, mas sempre de forma relevante e planejada. E claro, principalmente, não abandonando os seus perfis depois de algum tempo.

Aos Planners Digitais, deixo um recado: estudem as ferramentas que querem oferecer ais seus clientes e comparem os resultados que outras marcas estão obtendo com elas, pois o nível de acerto pode ser muito além do planejado - o que resulta num cliente feliz e consumidor engajado!

:: Daniel Vieira é Profissional de VAS (Value Added Service) desde 2007, no mercado de Mobile Marketing. Atuando como planejamento digital em agências como SD Comunicação e Casanova, desenvolveu grandes ações interativas envolvendo celular e internet. Especialista em promoções com pincodes e interatividade digital. Siga-o no Twitter - @danielsvieira

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