terça-feira, 9 de novembro de 2010

Além do Departamento de Marketing

Uma marca de escola é percebida, primeiramente, pelo que ela entrega e faz, de fato, aos alunos; depois, são percebidos outros atributos subjetivos de atmosfera, relacionamentos, serviços, etc. Mesmo sabendo que, quanto maior a escola em número de alunos, mais difícil será atender às expectativas e deixar pais e alunos 100% satisfeitos, temos que manter o foco quando o assunto é marketing educacional: saber quem é o cliente e conhecer suas necessidades.







Com tal foco, saberemos quais são nossos diferenciais e competências e teremos a definição do negócio. Com informações sobre o cliente/ aluno – que podem ser obtidas com pesquisas de satisfação construídas com os profissionais da área pedagógica –, vale a pena investir em profissionais que entendam o mercado educacional, prestando atenção em pais, alunos, suas demandas, necessidades e anseios. A partir daí, enxergar, dentro da escola, os diferenciais, que vão desde preço, condições promocionais, qualidade, serviços ampliados e inovações até os valores nas relações. Falando em profissionais competentes, pessoas com formação de mercado e oriundos da área de comunicação podem ser de grande ajuda.

O relacionamento é uma das estratégias para retenção ou captação de novos alunos. Ninguém compra um serviço sem indicação ou valores nas relações. Na hora da matrícula, ninguém vende um produto que o pai leva pra casa. Ele compra uma promessa de entrega, uma visualização de futuro e, muitas vezes, a certeza da melhor escolha para seu filho no médio e no longo prazo, o que pode fazer a diferença em relação a que tipo de pessoa essa criança será. Dessa forma, ações de relacionamento, como um tour de visitação, preparado com profissionais competentes, pode proporcionar aos pais uma experiência marcante, por meio da qual eles poderão recompor imagens de si mesmos no passado como crianças/alunos. Além disso, essa experiência é capaz de fazer os pais enxergarem e sentirem todos os aspectos relativos a conforto, segurança e tecnologia que seu filho terá. Se bem impressionados com argumentos racionais e verdadeiros, poderão até mesmo relevar fatores como distância, custo ou outros e, por impulso, tomar a decisão por aquela escola.

O marketing educacional, portanto, vai além das condições que a escola tem, por obrigação, oferecer, como infraestrutura impecável, segurança, limpeza, corpo docente de ponta, etc. É estar sensível às necessidades de entregar serviços ampliados, como inovações que passam por questões de tecnologia, preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e, é claro, ser capaz de comprovar os melhores resultados, por meio de certificações importantes como Enem, Enade e conceitos no MEC, entre outros.

A educação como conhecimento não é um produto. O conhecimento pode ser gerado, por exemplo, quando professor e aluno trocam percepções, informações, gerando aprendizagem de forma conjunta. O papel da escola é transformar – juntamente com o aluno e sua família – conhecimento em valores na prática, na vivência e nas relações. Isso torna algumas escolas únicas e demonstra que o protagonista é o aluno.

:: por Vagner Aguilar, gentilmente cedido pelo parceiro O Marketada

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