quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O consumidor e as compras de Natal

Um levantamento realizado pela Around/SM e publicada pelo Supermercado Moderno mostra que as maiores queixas dos consumidores no período de festas são o excesso de pessoas nas lojas e o tamanho das filas nos caixas. Depois deles, as insatisfações seguem para falta de produto/marcas, atendimento ruim, e dificuldade em localizar produtos – respectivamente.

O levantamento Around/SM foi realizado com 500 consumidores de todo o País, que responderam a questionários pela internet. Do total de participantes, 68% eram mulheres e 32% homens. O público predominante foi o jovem com 24 a 29 anos (37% da amostra); 10% corresponderam a faixa de 18 a 23 anos; 14% à de 30 a 35 anos; 17% a 36 a 41 anos; 5% a 42 a 47; e 17% a acima de 47 anos. A classe A respondeu por 33%, a B por 40% e a C/D, por 27%. A Around possui um painel com 120 mil consumidores ativos pela web. Realiza pesquisas quali e quantitativas e atende clientes como Carrefour, Redecard e Porsche.

Na verdade, se analisarmos bem as informações, o descontentamento do cliente está onde tanto o Trade Inteligente antecipou: atendimento. Com o mercado tão aquecido e produtos tão parecidos, o diferencial de toda e qualquer loja, na maioria das vezes, se torna o atendimento ao cliente. E, cá entre nós, lojas superlotadas e longas filas podem ser resolvidas com um bom atendimento e merchandising bem feito – a matéria do Supermercado Moderno cita até mesmo exemplos bem sucedidos.

As longas filas, por sinal, são um dos motivos que levam consumidores a “resolver o problema” e fechar suas compras pela internet. A grande preocupação quanto a pagamentos online já é assunto do passado para muitos e, com as filas e superlotações bem longa da rede, se tornam um centro de compras bem interessante.

:: leia a matéria do Supermercado Moderno

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