quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fatores Externos

Na tarde de ontem algo inusitado aconteceu: uma ativação promocional da P&G ganhou espaço na midia (inclusive televisão), não pelo seu desempenho em vendas, mas por uma série de acontecimentos mal planejados. Sim, estou falando da famosa caixa deixada no Rio de Janeiro. Para quem não ficou sabendo do ocorrido, segue um trecho do matédia do Promoview:


"A ação de marketing promocional da P&G na manhã de ontem (24/11), causou a mobilização da Polícia Civil e o acionamento do Esquadrão Antibombas em razão do temor de que houvesse explosivos espalhados pela zona Sul da cidade.

Para ativar a promoção, que seria um teaser de uma campanha publicitária da Procter&Gamble, a agência Moda Promoções & Eventos, contratada pela empresa, espalhou arcas de madeira pelas praças General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e no Parque dos Patins, na Lagoa. As estranhas caixas, no entanto, abandonadas sem qualquer explicação, acabaram gerando desconfiança da população."

Esta campanha é a prova de que o meio em que cada ação é atuada, bem como o seu momento, é fundamental para o sucesso ou fracasso da empreitada. O fato evidencia, mais uma vez, que as ativações que vejam fazer um baita sucesso nos Estados Unidos e na Europa não necesariamente darão o mesmo resultado no Brasil. Vou mais longe: não necessariamente as campanhas aceitas em São Paulo terão o mesmo efeito em Recife, por exemplo. Existe, e nunca podemos esquecer isso, os fatores regionalidade e momento em que vida o público impactado.

Realizar esta campanha na cidade do Rio de Janeiro, no momento em que ela vive este verdadeiro caus é um descuido. Claro que nenhum envolvido na campanha imaginou que algo assim poderia acontecer, que o objetivo deles certamente não era este, mas a analise do momento propício para realizar a campanha foi falha.

Responsabilizar a prefeitura (que autorizou a ativação - segundo a imprensa), não é algo justo. Certamente esta autorização foi dada antes do inicio de toda esta loucura que está acontecendo no Rio de Janeiro. É responsabilidade nossa, profissionais de agência, estarmos atentos aos fatores externos que impactam, diretamente, nas nossas campanhas.

::: mais sobre o ocorrido - clique aqui

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