segunda-feira, 19 de abril de 2010

Entrevista: Lincoln Paiva

Dando inicio hoje e finalizando amanhã, o blog publica uma rápida entrevista com Lincoln Paiva, especialista em Campanhas de Incentivo. Com mais de 20 anos de experiência em marketing de produtos, promocional e propaganda, é especialista em desenvolvimento de projetos de Trade Marketing.

Durante sua carreira, recebeu 16 Ampro/ Globes , por 2 vezes o Globes International da MAA (Marketing Agencies Association), Prêmio Colunistas, Prêmio de Design e Embalagens , e é o único brasileiro a ganhar 4 Grand Prix no Festival Iberoamericano de Promoções com sede em Buenos Aires. Atualmente é sócio da Green mobility e consultor de Trade Marketing.

Pensando o PDV: Do seu inicio de carreira para cá, quais foram os avanços das campanhas de incentivo?


Lincoln Paiva: Há 20 anos falava-se apenas em “concursos de vendas” e o approach com o target era um pouco “infantilizado”, no entanto, as estruturas de planejamento ainda permanecem iguais. Porém, com o advento da cultura de Trade Marketing nas empresas nos últimos 10 anos, o incentivo passou de uma ação tática pontual (utilizado para “aquecer as vendas” num determinado período sazonal), para ter um foco mais estratégico, envolvendo toda a cadeia de negócios - da empresa até o consumidor final, com monitoramento de informações, respostas rápidas, pesquisas, treinamentos e foco maior no PDV.

Pensando o PDV: Ao seu ver, qual foram os maiores cases (nacionais e internacionais) do setor?


Lincoln Paiva: Os melhores cases são aqueles que trazem resultados para o cliente. Muitas vezes não são tão criativos, mas tem forte estratégia de canais. Entendem a dinâmica do negócio e são flexíveis o suficiente para mudar assim que identificado um problema de marketing, sem custos adicionais ao cliente. Os melhores cases ainda trazem uma visão clara da estratégia para cada canal e uma visão contextual condizente com o problema de marketing do cliente. Analisa cada indicador, propões novos...

:: a segunda parte da entrevista será publicada amanhã, dia 20 de abril, focando no futuro das Campanhas de Incentivo no Brasil, e a forma como ela é vista e trabalhada pelas grandes empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário