domingo, 11 de abril de 2010

Estratégia de Varejo

Esta ultima semana o Rio de Janeiro ficou debaixo d água. E, em meio a tantos especialistas, meteorologistas, urbanistas, jornalistas e políticos falando sobre o tema na televisão e nas rádios, escuto o que já ouvi outras vezes, mas agora alinhada a esta situação. Neste caso, a frase foi algo como “a politicagem usou estratégia de varejo na urbanização carioca!”.

Se fosse em outra situação, juro que encararia como elogio, mas não nessa. Infelizmente, a expressão “estratégia de varejo” ainda é usada em momentos errados. Falo por experiência própria. Fiz algo parecido na apresentação do meu TCC, na faculdade. Na época, desenvolvemos um projeto para o chocolate Lancy e, ao fim da apresentação, tive vontade de jogar bombons para o auditório. Vontade saciada, os atirei gritando “isso é varejo!”.

Foram precisos alguns anos para que eu conhecesse algumas estratégias de vendas e visibilidade de produtos utilizadas pelo varejo para me certificar que varejo não tem nada a ver com chocolates para cima. Também, certamente, não tem a ver com um trabalho de urbanização que deixou a desejar.

Estratégias de varejo envolvem comportamento do consumidor, do shopper, merchandising no ponto de venda, embalagens de produtos, treinamentos de equipe, empurra e puxa, entre tantos e tantos outros – alguns que nem conhecemos, já que ainda serão inventados e/ou descobertos.

A grande verdade é simples: estratégia de varejo é coisa pra gente grande, e raramente vai por água a baixo.

:: joao.riva@pensandoopdv.com.br

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