quinta-feira, 15 de abril de 2010

Solução de Verdade

Há algumas semanas tive uma boa surpresa assistindo televisão. Falo da promoção “De Verdade” da Perdigão, cujo filme assisti (abaixo, acesso ao filme). Gostei do que vi, não pela promoção, mas pela forma de a comunicar. Considero um golaço. A promoção é boa, também. Segue o que pedem os mandamentos: mecânica simples; utilização de SMS, facilitando a logística; números grandes de premiação, que fazem com que ela se torne mais aspiracional ; e presença na mídia – que não garante, mas a aproxima mais rapidamente do sucesso.

Poderia até mesmo comentar a promoção, mas o que me chamou a atenção foi o filme, e a forma inteligente de como ele resolveu um “gargalo” promocional. Qual? A embalagem, oras! Falo isso pois, para não haver fraudes nas campanhas, uma das formas mais corriqueiras de trabalho nestas campanhas envolvendo SMS é a boa e velha “participe e guarde a embalagem do produto para efeito de auditória para entrega dos prêmios”. Normalmente esta informação está nos regulamentos das campanhas, e com pouco destaque na comunicação. Ai, a pessoa participa da promoção, joga fora a embalagem do produto (onde está o código promocional) e, se premiada, não pode provar que é o dono, por direito, do prêmio.

Para esta campanha, a Perdigão achou uma saída interessante para frisar o fato do participante guardar a embalagem do produto. Um dos personagens, ao fim do filme, pergunta quem é o dono do possível prêmio recebido, se quem come ou quem ganha o produto. A resposta, simples e direta, firma a informação de que o dono do prêmio é quem guardar e apresentar a embalagem. Ou seja: conseguiram comunicar algo considerado chato e trabalhoso de forma harmônica. E é assim que deve ser, até que os consumidores criem o hábito de ler regulamentos promocionais (o que nunca deverá acontecer). Senão, premiaremos sempre os “sortudos” profissionais.

: assista ao
filme da campanha
:: acesse ao site da promoção
::: escreva para joao.riva@pensandoopdv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário