quarta-feira, 21 de abril de 2010

Simples Assim

Fico contente quando uma idéia simples é colocada em prática. É tão normal pensarmos em idéias mirabolantes para vender produtos, que muitas vezes nos esquecemos de fazer o simples. E reparem como, no nosso cotidiano, são nossas ações mais simples que dão maior resultado, normalmente por motivo mais simples ainda: se é simples para quem cria, é também simples a quem é impactado.

A idéia em questão é o site Focus Comments, da Ford. Simples assim: quem tem Ford se cadastra e escreve o que acha do carro. Quem está à procura de um, basta acessar o site e ver qual a opinião de quem mais o conhece: seus proprietários. Sou fã desta idéia pois conheço o poder do boca a boca, e mais ainda, dos comentários que os amigos e familiares fazem dos veículos que pretendemos comprar. Assim, o trabalho da Ford foi simples: apenas abrir mais um meio deste pessoal trocar informações.

A Citroën – assim como outras montadoras, disponibiliza canais no Facebook para que os seus clientes comentem sobre seus produtos. Asseguro que foi um dos canais que utilizei para decidir a compra do meu ultimo carro.

Claro que, quando uma marca disponibiliza um espaço para que consumidores falem de seus produtos ela expõe também suas fragilidades, abrindo espaço para clientes descontentes. No caso da Ford, dos 492 participantes até o momento, 55 não avaliam bem o veículo. Problema? Que nada! Opiniões contrarias também são bem vindas, pois evidenciam que a montadora aceita críticas e dá voz a todos os seus clientes. Melhor ainda: podem ser respondidas ao reclamante (sempre de forma aberta), de forma que seu efeito seja sanado ou diminuído.

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: acesse o site Focus Comments

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