sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Sampling e a Casa da Amostra Grátis

Tenho escutado de colegas que o Clube da Amostra Grátis, com uma casa em São Paulo, e agora uma também em Curitiba, é um “upgrade” das ativações promocionais tipo blitz, que fazem uso de sampling. Calma ai! Ao meu ver, como diz algum sábio chinês, “uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa”. Quer ver? O Clube da Amostra Grátis funciona da seguinte forma: você se associa ao clube via internet, paga uma pequena taxa, e depois vai até o endereço do clube onde pode pegar uma quantidade estipulada de novidades para experimentar em casa, ou lá mesmo. A idéia é boa? Ótima. Vou me associar ao clube? Obvio que sim (até mesmo por motivos profissionais).

No entanto, vale lembrar que sampling não se resume a apenas oferecer produtos por ai, de forma gratuita. Numa ação com sampling, levamos o produto até o consumidor, enquanto o Clube da Amostra Grátis faz justamente o contrário. Em ações de sampling, impactamos diretamente o consumidor que buscamos, bastando apenas realizar a ação onde eles se encontram (faculdades, pedágios em estradas, baladas, hotéis, escritórios, entre tantos outros). São apenas dois fatores apontados, mas que evidenciam a diferença entre eles.

Isso, de forma alguma, tira o valor do Clube da Amostra Grátis, que é um tremendo sucesso fora do Brasil, e certamente será aqui também. Pessoalmente, gosto muito da idéia, e torço muito por ela. É uma forma inteligente das grandes marcas experimentarem seus produtos, e dos consumidores quebrarem resistências a determinadas categorias de produtos. Porém, os propósitos destas iniciativas (Clube da Amostra Grátis e Sampling) são diferentes e, como profissionais, devemos estar atentos a isso. Até mesmo para tirarmos proveito do melhor de cada uma.

:: para mais informações sobre o Clube da Amostra Gratis, clique aqui
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Um comentário:

  1. Na minha opinião a diferença é muito grande mesmo, mas o interessantíssimo nisso é gerar fortemente uma demanda de experimentação.
    Seria como uma degustação no PDV, daquelas que, se bem feitas, garante com que todos queiram provar e eventualmente comprar o produto.
    No caso do Clube da Amostra Grátis disponibilizar diferentes produtos neste conceito passa de um cheiro agradável para agregar valor, onde o consumidor percebe vantagem em experimentar coisas que ele nunca pensaria querer.

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