segunda-feira, 28 de junho de 2010

A diferença entre o bom e o mau vendedor

Sábado fui ao shopping. Meu interesse era apenas almoçar, mas como estava com a namorada, resolvi dar uma volta pelas lojas - passar o tempo. E, nessa de dar apenas uma volta, gostei de uma camisa da Hering, vestida em um manequim. Resolvi entrar.

Fui atendido por uma garota que, sorridente, fechou o sorriso ao me ouvir dizer “Por efeito de curiosidade, quanto custa àquela camisa? É só curiosidade, mesmo, pois não penso em levar”. Respondeu o preço, qual era o tecido, e por conta da falta de gentileza, dei fim à conversa.

Mas, quando peguei a camiseta na mão, gostei. Então, resolvi sair e depois voltar à loja, torcendo para que seja a vez de outro vendedor vir me abordar. Dito e feito. Fui atendido por outro vendedor, que de forma atenciosa, me mostrou cada detalhe da camiseta. A levei. Ela e outras três - estas de valor acima do que eu mesmo pretendia pagar.

Certa vez, em um treinamento de vendedores, contei história parecida. Vendedor bom é aquele que nunca encara uma venda como perdida, não importa o que escute do cliente. De forma inteligente, ele cria oportunidades e fecha negócio. Afinal, devemos nos lembrar daquele bom e velho número do POPAI: 85% das vendas são decididas dentro do ponto de venda.

:: joao.riva@pensandoopdv.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário