terça-feira, 11 de maio de 2010

Como extrair mais negócios no Facebook

O Facebook é uma rede social onde o usuário cria um perfil mais complexo com informações, fotos, vídeos e adiciona amigos à sua conta, que têm a permissão de deixar recados e comentar assuntos. Além disso o Facebook possui jogos on-line a ele linkados que unem os usuários em uma grande rede para jogarem juntos e se ajudarem mutuamente. Existem grupos organizados de diferentes assuntos que recebem “simpatizantes” da rede. Por exemplo (Amantes de vinho, Torcedores do São Paulo, etc…). O Facebook também permite a criação de pequenos softwares pelos seus usuários, que se tornam brincadeiras freqüentes.

Por causa do sucesso do Twitter em se poder enviar mensagens em tempo real para, no caso do Twitter, os seguidores receberem, o Facebook fez o mesmo em sua plataforma. As pessoas escrevem mensagens aleatórias e seus amigos que estão conectados as recebem. No entanto essa função específica não é a principal ferramenta do Facebook, que é uma rede social mais lenta do que o Twitter e possibilita as pessoas visitarem com menos freqüência que a anterior. A maior parte do público é AB, diferente do seu antecessor Orkut que varia entre um público CDE e atualmente está caindo em desuso.

Fazer uma conta jurídica no Facebook sem dúvida é uma boa idéia. As pessoas se tornam “fãs” da empresa e recebem gradualmente as informações que lhe interessam. No entanto, também é necessário que seja dada a devida atenção aos usuários, pois eles esperam que suas opiniões, sugestões, críticas e elogios sejam ouvidos e respondidos. O usuário do Facebook não exige tanta velocidade nas respostas e feedbacks, até porque ele mesmo não é tão assíduo ao programa como os usuários do Twitter. Tudo caminha de uma forma mais lenta. Algumas empresas podem não ter um perfil adequado ao Facebook, mas sim ao Twitter ou vice-versa. Podem até mesmo se encaixarem aos dois, mas devem ter em mente que os usuários dessas redes sociais são pessoas de ritmos diferentes e conseqüentemente, de hábitos diferentes. Portanto, atenção em suas decisões.

:: texto de Pedro Derbli
:: acesse O Mômade, blog de Pedro Derbli
::: durante esta semana, mais sobre redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário