segunda-feira, 10 de maio de 2010

Negócios no Twitter

A partir de hoje, o blog inicia uma série de posts sobre Redes Sociais, escritos por Pedri Derbli, autor do blog de humor “O Nômade”, publicitário e Diretor de Arte com 13 anos de experiência em propaganda e marketing promocional.

Abordaremos o tema levando em consideração como as marcas / empresas podem fazer um bom uso dela, gerando vendas e estreitando sua relação com clientes e prospects. Boa leitura!


O mundo virtual caminha em passos largos e são poucos os que ainda não fazem parte das famosas redes sociais, que se tornaram um foco de informação nos últimos anos. Alí todos são iguais, sem preconceitos e distâncias. Alí, artistas, políticos, autoridades nacionais e internacionais e pessoas normais conversam abertamente sobre todos os assuntos, sem distância ou burocracia. Abaixo, comentaremos sobre as redes sociais escolhidas para fazerem parte desse portal, abrangendo um número incontável de pessoas e atingindo objetivos com muito mais facilidade, sem custo.

Twitter: A mais moderna e revolucionária rede social já faz parte da vida de muita gente, inclusive famosa. É uma central de informação e escolha de conteúdo, onde após ser feito um rápido e pouco detalhado perfil, os usuários escolhem quais membros desejam “seguir” e conseqüentemente receber informações dessa pessoa. Muitas empresas como a CNN, Rede Globo, ESPN e etc já aderiram à ferramenta e criaram departamentos específicos para lidar diretamente com o público. Não só funciona como uma disseminação de informação, como também uma válvula útil de pesquisa, para detectar interesses do público e suas preferências. A maior parte do público é classe AB.

Certamente uma empresa que pretende abrir uma conta de Twitter, deve ter em mente que está abrindo também um canal direto com o consumidor, e ela deve estar disposta a isso. A vantagem de usar o Twitter é que é possível se obter uma noção do público que segue a conta. O crescimento ou perda de seguidores também será um fator que medirá o que agrada e o que não agrada. Vale ressaltar que se uma empresa optou por abrir essa porta com o consumidor, ela deverá dar atenção à essa ferramenta. Falta de atualização constante ou descaso, serão fatores muito importantes para uma opinião geral sobre o produto ou serviço da empresa em questão. A Rede Globo por exemplo criou diversas contas no Twitter (GloboNews, Esporte Espetacular, G1, etc.) e contratou funcionários que tem como única função o controle da conta no Twitter. Além disso, a ferramenta às vezes surpreende e permite que a informação chegue mais rápido do que um jornal de renome. Isso deve-se à interação geral de uma massa de internautas que naturalmente divide experiências e informações sobre diversos assuntos.

Lembre-se: o Twitter pode ser um amigo de valor ou o pior inimigo. Por tanto, estude a rede e confira se sua empresa tem estrutura e comprometimento para manter a conta atualizada e viva. Boa sorte! - Pedro Derbli
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