quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tecnologia a favor da Promoção de Vendas

Hoje almocei com o Daniel Viera, especialista em Mobile Marketing. Em determinado momento, comentamos o quanto nosso mercado amadureceu e se modernizou em tão pouco tempo – o dele, Mobile Marketing, e o meu, Marketing Promocional.

Prova desta modernização é minha própria trajetória profissional. Meu primeiro estágio foi na Power4 (agência de Marketing Promocional), num cargo chamado Controle de Informações – nome que eu mesmo dei para o setor de relatórios de campo. Por muito tempo, minha principal função na agência era telefonar a dezenas de supervisores de campo pedindo os números de vendas obtidos pelas nossas campanhas, números de frentes dos produtos em gôndola - entre tantos outros, e os analisar.

Pois é: este cargo já não mais existe. Quase dez anos depois, este serviço hoje é realizado online, ou via sistema, ou via celular. Os relatórios de campo são online, e tanto as agências quanto seus clientes podem ter acesso a estes e outros números instantaneamente, e se for o caso, os importar ao Excel.

Eu, como um ex Controle de Informações, e agora planejamento de campanhas promocionais, agradeço a tecnologia por sua grande ajuda ao setor. Porém, acredito piamente que ainda é muito importante ter alguém cujo foco é analisar estes números vindos de campo para que estes nos ajudem em novas, mas principalmente na própria campanha executada.

Afinal, a tecnologia, apesar de muito bem vinda, precisa de um cérebro bastante humano para se tornar verdadeiramente útil.

:: entre em contato via joao.riva@pensandoopdv.com.br
.

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto. Rápido, direto e totalmente verdadeiro. Sim, precisamos hoje da tecnologia, porém, muito bem controlada por um cérebro humano.

    Abs

    ResponderExcluir