terça-feira, 25 de maio de 2010

A facilidade das campanhas SMS

Há alguns dias comentei o quanto a tecnologia tem sido utilizada em favor das agências de promoção. Hoje, ainda no mesmo tema, lembro o quanto a tecnologia também tem sido utilizada em favor dos participantes das nossas campanhas.

Poucos anos atrás (poucos, mesmo), campanhas baseadas em sorteio de prêmios eram realizadas (em sua maioria), da seguinte forma: o consumidor juntava X embalagens de determinado produto, colocava em um envelope, e o enviava à caixa postal Y. Dependendo do produto, era necessário aguardar o seu fim para poder colocar a tal embalagem no bendito envelope. Eita trabalheira...

Ajudando aos consumidores, porém, diversas marcas topavam pagar pelo envio do envelope, fazendo com que o participante da promoção tivesse ainda mais um motivo para participar dela. De nosso lado – agência, o dia a dia consistia em contar as cartas recebidas nos Correios para, caso o número de participações recebidas estivesse baixo, investir em mais comunicação focada!

Então chegaram os famosos SMSs, e a força do Faustão na televisão (o grande garoto propaganda da tecnologia móbile). Daí então, tudo mudou! A tecnologia ajudou a transformar consumidores em participantes de promoção. Ficou mais fácil participar: basta enviar uma senha para determinado número, e pronto!

Por outro lado, confesso que vejo as campanhas um pouco mais frias, já que o tempo de envolvimento do consumidor com a promoção se torna bastante pequeno (em média, apenas o tempo do disparo de um SMS). Ainda assim, existem formas de torná-las mais vivas, utilizando a promotoras (sim, pessoas, e não máquinas) comunicando a campanha no ponto de venda, além de sorteios realizados ao vivo, mesmo que apenas via internet.

:: joão.riva@pensandoopdv.com.br
::: nos próximos dias, mais sobre Mobile MKT
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário